Voltar
  • Importância do cabeamento estruturado

    29 de Junho de 2021
    Importância do cabeamento estruturado

    Qual a importância de um método padronizado para cabeamento estruturado?

    Antes de compreender sua importância, é interessante também saber como deve ser feita essa estruturação.

    Composta por 6 subsistemas, ela deve sempre ser feita por debaixo de pisos, canaletas e dutos sendo que, cada um deles possui as suas próprias especificações de instalação, desempenho e tipo de teste.

    Todo esse trabalho deve ser orientado pela norma nacional NBR 14565, que define os padrões de cabos, conectores e meios para a implementação dessa rede, de forma a minimizar interrupções e falhas no processo.

    Essa padronização do cabeamento permite a normatização da disposição da rede, seus meios e formas de transmissão. Com isso, é possível integrar os serviços de dados e voz, permitindo o direcionamento de cada um deles por caminhos diferentes, sem maiores problemas.

    Quando essa instalação é feita sem a padronização adequada — de forma improvisada, os resultados podem ser catastróficos, gerando diversos problemas, especialmente no que concerne à indisponibilidade de conexão.

    O sistema de cabeamento estruturado é muito utilizado em empresas onde as diversas áreas dependem de conexões constantes para a realização das suas atividades, basicamente, pela flexibilidade e segurança que oferece as conexões estabelecidas.

    Além disso, como a maioria dos negócios não pode perder tempo em suas atividades, um cabeamento bem-feito permite prevenir possíveis congestionamentos que podem diminuir drasticamente a eficiência e performance da rede.

    O cabeamento, em si, é uma das partes da estruturação de uma rede que exige maior atenção e, quanto mais eficientes forem as suas conexões, mais avançadas serão as suas soluções em tecnologias da informação.

Entre em contato