Voltar
  • Quais as vantagens da telefonia IP (VoIP)?

    21 de Setembro de 2021
    Quais as vantagens da telefonia IP (VoIP)?

    A transformação digital exige um processo de atualização por parte das empresas, especialmente as que lidam com telefonia. Hoje, existem recursos acessíveis que podem agilizar os processos internos e otimizar a comunicação, o que tem impacto direto na qualidade do atendimento ao cliente. Tudo isso a partir do uso da internet.

    Uma das soluções mais buscadas na atualidade por empresas de todos os tamanhos é a telefonia VoIP. O investimento nessa tecnologia pode trazer benefícios tanto em curto quanto em longo prazo, possibilitando uma redução progressiva dos custos operacionais. Não sabe do que se trata ou quer se aprofundar no assunto?

    Neste artigo, vamos indicar as vantagens da telefonia VoIP, explicar sua diferença para o modelo tradicional e, ainda, falar sobre os requisitos necessários para você adotar esse recurso. Continue a leitura!
     

    Conceito e funcionamento da telefonia VoIP

    VoIP é uma sigla para “Voice over Internet Protocol”, que podemos traduzir como “Voz sobre Protocolo de Internet”. Como o termo já sugere, trata-se de uma tecnologia que transforma sinais analógicos de áudio em dados digitais, que, então, podem ser transmitidos por meio da rede. É exatamente o recurso utilizado para chamadas em ferramentas como o Skype, o Facebook e o WhatsApp.

    Embora venha ganhando força no mercado recentemente, a tecnologia apareceu pela primeira vez em meados da década de 1990. O problema é que faltava agilidade na conexão de internet da época, o que dificultava a eficiência de qualquer ligação. Hoje, esse problema não existe mais.

    Quanto ao funcionamento desse tipo de telefonia, é necessário compreender que todas as máquinas que utilizam a transmissão de dados contam com um IP próprio, que pode ser entendido como o equivalente a um número de telefone no modelo convencional. Nesse cenário, a rede telefônica é substituída pela internet.

    Sendo assim, o método mais comum de uso do VoIP é com a conexão entre dois computadores. Ambos precisam de um software que capture a transmissão analógica da voz e a transforme em um pacote de dados que pode ser enviado à outra parte.

    Apesar de mais complicado, também é possível realizar uma ligação VoIP entre um computador e um telefone normal. A única diferença é que, ao chegar à central telefônica, o pacote de dados é novamente convertido em sinais analógicos.
     

    Diferenças entre a telefonia VoIP e a tradicional

    A primeira diferença notada entre a telefonia VoIP e a tradicional é a mobilidade. Enquanto o modelo clássico depende de cabeamento, os recursos mais modernos permitem a realização de chamadas em qualquer lugar com acesso à internet.

    Aliás, cabo é um item que ficou para trás. De fato, os cabos de cobre são necessários para as centrais telefônicas convencionais. Por outro lado, as que adotam o sistema VoIP fazem uso apenas da banda larga, o que facilita a infraestrutura da empresa.

    Até por essa razão, é fácil observar uma enorme diferença de custo operacional entre os dois modelos. A telefonia VoIP, por utilizar apenas a internet, gera gastos muito inferiores, mesmo em ligações que extrapolem limites municipais e até nacionais.
    Requisitos para a utilização da telefonia VoIP

    Se você planeja implementar essa tecnologia em seu negócio, precisa garantir que tem os requisitos básicos para usá-la. Não se preocupe, pois são coisas absolutamente acessíveis, começando pela internet. Como o serviço depende da rede para funcionar, é claro que quanto melhor a conexão, melhores serão os resultados.

    O segundo requisito é dispor de um softphone, que é o nome dado para descrever os aplicativos por onde as ligações são feitas. Como já citamos, o WhatsApp e o Skype são exemplos muito comuns. Mas caso você deseje substituir toda a comunicação da empresa por sistemas VoIP, é importante contar com um ATA ou um Telefone IP.

    O ATA, sigla para adaptador de telefone analógico, é um dispositivo que pode ser acoplado a um telefone comum para converter os sinais analógicos em digitais. Em outras palavras, ele transforma qualquer dispositivo em um potencial receptor de ligações tipo VoIP.

    O Telefone IP, por sua vez, é uma solução mais sofisticada. Sem a necessidade de nenhum periférico, o aparelho (similar a um telefone comum) se conecta à rede de forma automática e pode realizar ou receber ligações do tipo VoIP.


    Principais vantagens da telefonia VoIP

    Alguns dos benefícios trazidos por esse investimento já ficaram claros ao longo do texto. Mencionamos, por exemplo, que o modelo VoIP possibilita ligações internacionais por um custo muito reduzido se comparado aos custos de operadoras convencionais. As vantagens da telefonia VoIP não param por aí.

    Mobilidade

    A dinamicidade do atual cenário do mercado requer frequentes deslocamentos por parte da gestão de um negócio. Nesse processo, trabalhar com a tecnologia VoIP é uma vantagem e tanto, já que aparelhos como o telefone IP são fáceis de instalar.

    Assim, você pode participar de reuniões e se comunicar com clientes e colaboradores de qualquer lugar, desde que haja uma boa conexão à internet. Da mesma forma, os funcionários contam com ramais móveis, o que os permite efetuarem e atenderem ligações fora dos seus locais de trabalho.

    Versatilidade

    Um sistema de telefonia VoIP é muito mais versátil que o modelo tradicional. Isso porque, além de fazer ligações para aparelhos telefônicos, a tecnologia consegue alcançar outros tipos de dispositivos, como tablets e computadores.

    Redução de custos

    A redução de custos proporcionada pela telefonia VoIP não se restringe ao barateamento das chamadas telefônicas. Além desse fator, a tecnologia demanda muito menos espaço físico do que um sistema convencional, o que reduz drasticamente os gastos com infraestrutura.

    Ademais, como facilita a comunicação entre equipes e entre os membros da gestão, a solução diminui a necessidade de gastos relacionados ao deslocamento de gestores e colaboradores. Isso abre caminho para uma comunicação interna convergente, essencial para elevar a produtividade e atingir as metas da empresa.

    As vantagens da telefonia VoIP podem ser a chave para sua empresa otimizar os processos de comunicação e buscar seus objetivos com maior eficiência. A tecnologia viabiliza a redução de custos com chamadas e proporciona maior mobilidade, agilidade e versatilidade para o negócio. Para usufruir de tantos benefícios, é fundamental contratar uma empresa especializada no assunto.

     

Entre em contato